Hemosul Altera Critérios de Doação de Sangue Seguindo Nova Diretriz Nacional
O Hemosul adotou novos critérios para doação de sangue, alinhados à Nota Técnica do Ministério da Saúde que uniformiza as orientações sobre o uso de medicamentos emagrecedores aprovados pela Anvisa. A principal mudança é a diminuição do período de inaptidão temporária, que antes podia ser de seis meses a um ano, para apenas 14 dias, desde que o doador esteja saudável.
Anteriormente, os hemocentros utilizavam prazos mais extensos por precaução. A espera, que podia ser de seis meses a um ano, agora é de 14 dias, contados a partir do início do uso do medicamento, alteração na dose ou manifestação de sintomas, reiniciando a contagem após a resolução completa dos sintomas.
A coordenadora do Hemosul em Três Lagoas destaca que a atualização traz mais objetividade e segurança ao processo.
“É crucial entender que diversos critérios são avaliados, e cada caso é analisado individualmente”, ressalta.
Para indivíduos que utilizaram medicamentos não regularizados pela Anvisa, o período de inaptidão temporária permanece em seis meses.
Indivíduos que foram considerados inaptos antes da nova orientação podem retornar ao Hemosul para uma nova avaliação.
Para doar sangue, é necessário ter entre 16 e 69 anos, estar em boas condições de saúde, pesar no mínimo 51 quilos, estar bem alimentado, descansado e portar um documento oficial com foto. A atualização visa ampliar o acesso de doadores qualificados e manter os estoques de sangue em níveis adequados, sem comprometer a segurança.
Estoques de Sangue Tipo O Positivo Estão Baixos
Com a nova orientação, o Hemosul de Três Lagoas busca aumentar a coleta de sangue do tipo O positivo, que está em falta nos estoques.
“Apesar do bom número de doações em janeiro, a alta demanda dos hospitais da cidade e região exige mais doações desse tipo sanguíneo. Esperamos que, com essa nova orientação, os doadores continuem colaborando para salvar vidas”, afirma Karine Barros, coordenadora do Hemocentro em Três Lagoas.