Curadoria Inteligente
15/02/2026 | 2 min leitura

MS registra 79 casos de dengue em novo boletim epidemiológico

Mato Grosso do Sul registra 79 casos confirmados de dengue e investiga óbitos, segundo boletim da SES. Vacinação e chikungunya em pauta.

MS registra 79 casos de dengue em novo boletim epidemiológico

Casos de Dengue em MS

Em 2026, Mato Grosso do Sul contabiliza 816 casos prováveis de Dengue, com 79 confirmações, de acordo com o boletim da 5ª semana epidemiológica da SES. O documento informa que não há óbitos confirmados ou em análise devido à doença.

Nos últimos 14 dias, cidades como Paraíso das Águas, Jardim, Jaraguari, Costa Rica, Rio Brilhante, Cassilândia, Maracaju, Itaporã, Chapadão do Sul, Ponta Porã e Dourados apresentaram baixa incidência de casos confirmados.

Vacinação contra a Dengue

O boletim também destaca a aplicação de 223.322 doses da vacina na população-alvo. MS recebeu 241.030 doses do Ministério da Saúde. O esquema vacinal completo requer duas doses, com intervalo de três meses.

A vacinação é recomendada para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, 11 meses e 29 dias, faixa etária com maior índice de hospitalizações por dengue entre crianças e adolescentes de 6 a 16 anos.

Chikungunya no Estado

Quanto à Chikungunya, o estado registrou 1.061 casos prováveis, com 367 confirmados no SINAN. Sete casos foram confirmados em gestantes.

A SES reforça a importância de evitar a automedicação. Em caso de sintomas de dengue ou Chikungunya, procure uma unidade de saúde.

Links para os boletins:

Boletim Epidemiológico Dengue SE 05- 2026

Boletim Epidemiológico Chikungunya SE 05 – 2026 (1)

Original em Radio Caçula

No treslagoas.com, respeitamos os direitos autorais e o trabalho jornalístico local. Nossa IA gerou este resumo original para facilitar sua leitura, mas convidamos você a prestigiar a fonte original completa.