O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou sua presença em Três Lagoas nesta quinta-feira (25) para o anúncio formal da retomada das obras da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados (UFN-3), conforme comunicado pelo Palácio do Planalto.
Na ocasião, a Petrobras irá formalizar os contratos com as empresas que venceram as licitações para finalizar a construção da fábrica. A cerimônia contará com a presença do presidente Lula, da presidente da Petrobras, Magda Chambriard, do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e de diversas outras autoridades nos níveis federal, estadual e municipal.
A reativação da UFN-3 está incluída no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e prevê um investimento superior a R$ 5 bilhões. De acordo com informações do governo federal, o início das atividades está programado para o presente mês.
A UFN-3, uma das maiores obras industriais de Mato Grosso do Sul, permaneceu inativa desde 2014. O projeto agora será gerido integralmente pela Petrobras, que assumirá a responsabilidade pela conclusão da unidade, dedicada à fabricação de fertilizantes nitrogenados.
Estima-se que a etapa de construção das obras crie aproximadamente 8 mil postos de trabalho, entre diretos e indiretos. A projeção é que a operação da fábrica seja iniciada em 2029.
A finalização da UFN-3 é vista como um movimento estratégico essencial para expandir a capacidade de produção de fertilizantes no país, diminuir a dependência de produtos importados e robustecer o agronegócio nacional.